Deus e a questão sobre a existência do criador e o significado de Deus na vida das pessoas sempre fez parte do ser humano desde os primórdios nos debates sobre suas crenças.
Deus é desde suas origens a divindade central em todas religiões abraâmicas, predominante na nossa cultura ocidental, inclusive na lusófona.
Destas culturas ocidentais derivaram-se entre as maiores três das mais influentes religiões que temos na atualidade do mundo, sobretudo o cristianismo, o judaísmo e também o islamismo.
A figura divina se destaca de forma clara e soberana nas crenças segundo os livros de tais religiões monoteístas, sobretudo no ocidente.
É possível encontramos o nome com certa frequência em compostos masculinos e também femininos em mulher, como por exemplo João de Deus ou Maria de Deus.
Existem diversas formas de chamar, já que uma vez que são conhecidos muitos nomes que são sagrados, citando-se como exemplo as palavras Eloah, Javé ou Jeová.
Deus em outras línguas neolatinas conhecidas é escrito e falado Dios em espanhol, Dieu na língua francesa e Dio no idioma italiano.
Qual o significado de Deus em nossas vidas
Quando aparece presente em nossas vidas, a fé é bem maior do que qualquer dos nossos medos, e a nossa determinação s estabelece maior do que qualquer obstáculo que possa aparecer.
É preciso que a gente pare e deixe Deus agir em nossas vidas. pois a Sua palavra é verdadeira e ela está colocada para todo o sempre.
É preciso nós lembrarmos das vezes que Ele manifestou seu amor por todos nós, desde o início quando enviou seu filho para morrer e nos salvar.
Deus realizou várias intervenções entre nós, nos levando a salvação, proporcionando os livramentos que precisamos, suprimento as necessidades, a cura que desejamos e o bem estar de nossa alma.
Todos os filhos de Deus estão diante deste processo de conhecer o amor de Deus sobre a gente e serem transformados através deste amor.
A sociedade pode nos deixar inferiorizados e nos colocar pra baixo. Sabemos e cremos que Ele nos ama, quer o nosso bem e que ele cuida de cada um de nós.
De fato, fomos chamados para seguirmos tua palavra, teus ensinamentos e fazer o bem. Ainda que permanecendo no mundo, não devemos fazer o mal e sim seguir o exemplo através da palavra nas escrituras.
É a certeza que temos no amor que Ele, o nosso pai todo poderoso, tem por nós os teus filhos e que nos faz permanecer de pé, com fé e confiante no melhor que podemos viver a cada dia.
A palavra tem conotação de Criador e diz respeito a algo ou alguém que detém em si o poder absoluto de todas as coisas na terra.
Em comum, todas as religiões desde os primórdios acreditam em uma força superior que nos guia e nos rege de cima em busca a paz, sabedoria e de forma central a vida eterna.
Quem é Deus
Segundo as perspectivas abraâmicas o significado de Deus é muitas vezes expressado como o Criador e Senhor do Universo.
Teólogos têm relacionado uma variedade de atributos utilizados para estabelecer as várias concepções sobre o Criador.
Os mais comuns entre essas atribuições incluem onisciência, onipotência, onipresença, benevolência ou bondade perfeita, simplicidade divina, sobrenaturalidade, transcendentalidade, eternidade e existência essencial.
Bem como o significado de Deus também tem sido compreendido como sendo incorpóreo, um ser intangível com personalidade divina e justa; a fonte de toda a obrigação moral; em suma, o “maior existente”.
Tais atributos foram todos anteriormente defendidos e suportados em diferentes graus pelos filósofos teológicos judeus, cristãos e muçulmanos, incluindo-se entre eles Rambam, Agostinho de Hipona e Al-Ghazali, respectivamente.
Muitos filósofos notáveis da idade média desenvolveram argumentos para a existência, intencionando entre outros elucidar as “aparentes” contradições decorrentes de muitos destes atributos quando justapostos.
Origem da palavra Deus
Essa palavra divina vem do Latim e o Português foi a única língua no mundo que manteve o termo original segundo o que diz o Dicionário Etimológico.
Tem como significado de Deus um “ser supremo” ou uma “entidade superior” que nos guia e nos rege.
Com origem latina, surgiu do termo Proto-Indo-Europeu diw ou escrito deiwos, que significa um objeto que emite luz do céu como veremos mais abaixo onde surgiu a palavra.
Considerando essa raiz etimológica, aconteceu que surgiu o nome Zeus que vem do grego e que é considerado o senhor dos deuses de acordo com a mitologia da Grécia.
Para exemplificar o significado de Deus em algumas religiões monoteístas como na igreja Católica por exemplo, é considerado um nome próprio, já que de acordo com a doutrina aceita pela instituição religiosa só existe um único ser supremo no universo.
Já em outras religiões politeístas, que acreditam na existência de vários deuses, é escrito com a letra minúscula, já que representa uma condição de entidade ou ser superior aos humanos.
Quando surgiu o nome Deus
De forma original, a palavra latina que concebeu o termo “deus” apareceu a partir da expressão Proto-Indo-Europeu “diw” ou também “deiwos”, que quer dizer algo brilhante ou do céu, portanto, alguma coisa celeste. Tendo como base esta mesma raiz etimológica, surgiu então o nome grego “Zeus” que é tido como o principal dos deuses na mitologia.
O significado mais antigo da palavra não é algo como “força superior”, mas sim uma frase bem mais simples. As culturas mais antigas no mundo ocidental chamavam da mesma forma que como as crianças costumam chamar o papai do céu.
E nesse mesmo língua mãe Proto-Indo-Europeu citada, um idioma que era falado a mais de 6 mil anos atrás, que originou 439 línguas e dialetos modernos, que o nome de Deus soava como Dyeus Phater, sendo que Dyeus significa céu, e a palavra Phater, como a grafia nos induz a perceber, quer dizer “pai”.