Os substantivos são palavras antecedidas por artigo, pronome demonstrativo, pronome indefinido ou pronome possessivo e o que é substantivo está relacionado a todas as coisas que tem um nome qualquer. Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.
Tudo que existe tem um nome e este nome é o substantivo, que é uma classe gramatical ou morfológica de palavras variáveis, as quais denominam os seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos. Além de objetos, pessoas e fenômenos da natureza, os substantivos também nomeiam lugares como país ou cidade, sentimentos como raiva e amor, estados como alegria e tristeza, qualidades como honestidade e sinceridade, ações como corrida e pescaria.
O que é substantivo na língua portuguesa
Nas orações de língua portuguesa, o substantivo geralmente exerce funções diretamente relacionadas com o verbo: atua como o núcleo do sujeito, dos complementos verbais (objeto direto ou indireto) e do agente da passiva. Pode ainda funcionar como núcleo do complemento nominal ou do aposto, como núcleo do predicativo do sujeito ou do objeto ou como núcleo do vocativo. Também encontramos substantivos como núcleos de adjuntos adnominais e de adjuntos adverbiais quando essas funções são desempenhadas por grupos de palavras.
No português, existem vários tipos de substantivos e a classificação dos substantivos facilita entendermos melhor a sua aplicação e o modo certo de uso em uma frase.
Quanto à classificação, os substantivos podem ser:
O que é substantivo comum
Quando se referem a seres da mesma espécie, sem especificá-los. Nomeiam grupos de seres da mesma espécie e designam todo e qualquer indivíduo de uma espécie. Exemplo: país, cidade, pessoa.
O que é substantivo próprio
Quando se referem a seres, pessoas e entidades. Estes nomeiam seres particulares de uma determinada espécie. São os nomes de pessoas, cidades, equipes de futebol, etc. São escritos sempre com inicial maiúscula e designam um indivíduo particular, único, inerente a uma espécie. Exemplo: Brasil, Santos, João, Deus, São Paulo.
O que é substantivo simples
São os nomes que apresentam apenas um elemento formador, ou seja, são aqueles que em termos estruturais apresentam somente um radical. Exemplo: caneta, pau, flor, couve, água, cheiro.
O que é substantivos compostos
Quando possuem mais de um radical. São os nomes formados de dois ou mais elementos na palavra. Exemplo: couve-flor, passatempo, guarda-chuva.
O que é substantivo concreto
Quando tratam de coisas reais, ou tidas como reais. Estes nomeiam seres cuja existência é própria e independente de outros seres. Concretos porque nomeiam seres de existência independente, representados por seres reais ou imaginários. Exemplo: homem, menino, lobisomem, fada.
O que é substantivo abstrato
Quando tratam de estados e qualidades, sentimentos e ações. Este grupo nomeia estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. A beleza, por exemplo, precisa de algo concreto (um vaso, um rapaz, uma árvore) para se manifestar. Exemplo: vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforço (ação).
Substantivos Primitivos
Quando o substantivo não derivam de outra palavra da língua portuguesa. Os primitivos são assim denominados em virtude do fato de não proverem de nenhuma outra palavra pertencente à língua. Exemplo: pedra, ferro, porta.
O que é substantivo derivado
Quando derivam de outra palavra da língua portuguesa. São os nomes formados a partir de outros nomes, ou seja, os derivados se formam por meio de outras palavras já existentes. Exemplo: pedreira, pedreiro, ferreiro, portaria.
O que é substantivo coletivo
Quando se referem a um conjunto de seres da mesma espécie. São os nomes comuns que servem para designar conjuntos de seres de igual espécie. Ou seja, são aqueles que mesmo estando no singular nomeiam um conjunto de vários seres de uma espécie. Exemplo: álbum (fotografias, selos), biblioteca (livros), código (leis).
Flexionam-se em gênero para indicar o sexo dos seres vivos. (quanto aos seres inanimados a classificação é convencional).
Substantivo Masculino
Quando podem ser precedidos dos artigos definidos o ou os.
Substantivo Feminino
Quando podem ser precedidos dos artigos definidos a ou as.
Existem ainda substantivos que são uniformes em gênero:
Substantivos Epicenos
Quando um só gênero se refere a animais macho e fêmea. Exemplo: jacaré (macho ou fêmea).
Substantivos Sobrecomuns
Quando um só gênero se refere a homem ou mulher na palavra. Exemplo: a criança (tanto menino quanto menina).
Substantivos Comuns de dois gêneros
Quando uma só forma existe para se referir a indivíduos de dois gêneros diferentes. Exemplo: o artista, a artista, o dentista, a dentista.
Flexionam-se em número para indicar a quantidade (um ou mais seres).
Substantivo Singular
Quando o substantivo se refere a um único ser ou grupo de seres. Exemplo: homem, povo, flor.
Substantivo Plural
Quando a palavra se refere a mais de um ser ou grupo de seres. Exemplo: homens, povos, flores.
Existem ainda substantivos cujas palavras apenas se empregam no plural. Exemplo: férias, pêsames, núpcias.
Flexionam-se em grau referindo-se ao tamanho e também para emprestar significado pejorativo, afetivo, etc.