Misógino é um substantivo masculino que quer dizer quando uma pessoa sente repulsa, um horror ou mesmo aversão com as mulheres, ou seja, quem tem antipatia por mulheres.
Como adjetivo, a palavra misógino quer dizer quando alguém sente rancor ou ódio às mulheres; seja homem ou mesmo alguém do mesmo gênero feminino que sofre de misoginia.
Um indivíduo que pratica a misoginia é considerado portanto um misógino e é um problema da sociedade que chega a causar até fatalidades, já que a misoginia é uma das principais responsáveis do feminicídio.
A origem da palavra misógino no dicionário vem do grego misogýnes e do francês misogyne, o antônimo de misógino é o contrário de filógino.
A construção dessa palavra tem como origem somando os termos em gregos miseo, que quer dizer ódio, e o sufixo gyne que se refere para a mulher.
A definição de misógino como classe gramatical é um adjetivo e também um substantivo masculino com separação silábica do termo sendo mi-só-gi-no, o plural escrito misóginos e o feminino da expressão sendo misógina.
Esse nome é dado para a antipatia, o desprezo perceptível e a aversão contra qualquer mulher. Por ser antigo, se destacou nos últimos tempos com as crescentes discussões referente aos direitos da mulher e nos debates em questões e valores femininos.
Além da aversão às mulheres, a situação de misoginia é percebida no desprezo ou repúdio com as características femininas, como por exemplo a sensibilidade, o acolhimento e a escuta que são as qualidades raras hoje em dia na sociedade.
Portanto, entendemos que as mulheres são sim o principal alvo da misoginia, e todos nós saímos perdendo quando não enfrentamos essa problema na sociedade.
Subestimar os sentimentos, deixar de escutar ou ajudar e e não se preocupar com os direitos da mulher são também modos de demonstrar a misoginia.