O termo Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico tem 46 letras e encontra-se oficialmente atestada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, desde o ano 2001 como a palavra mais comprida da língua portuguesa.
Esta é uma palavra diferente com toda a certeza e provavelmente não utilizada por pessoas de outras profissões a não ser por profissionais de área de saúde.
A palavra mais comprida do dicionário brasileiro
Esta palavra Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico aparece descrita como uma doença no pulmão causada pela inspiração de cinzas vulcânicas ou poeira destes locais.
O termo referente foi criado pelo presidente da National Puzzlers’ League, Everett M. Smith, para ser a palavra mais longa da língua inglesa e que, apesar de ter sido adaptada para a nossa língua portuguesa, o nome cientifico da doença a que a mesma se refere é a silicose, o que faz com que esta palavra seja considerada uma palavra fictícia ou não existente no português.
Não é bem comum um dicionário registrar tipo de palavras técnicas pois, se consultarmos os livros técnicos, ou então procurarmos outros tipos de palavras consideradas fictícias ou que não existem, veremos que existem muitas outras palavras e termos maiores do que a palavra acima na nossa língua portuguesa que não se encontram no dicionário português, e podemos dizer que se podem criar grandes palavras compostas e bem maiores seguindo as regras gramaticais do português. Estas palavras mais desconhecidas ou compridas do dicionário sempre nos despertam o nosso interesse pelo seu tamanho e significado geralmente esquisito para nós, pessoas comuns que não costuma ver tanta palavra estranha no dia a dia!
Outra palavra mais comprida do dicionário, muito conhecida e que podemos considerar a maior palavra do nosso idioma além de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é o termo anticonstitucionalissimamente. A palavra de 29 letras é considerada a maior palavra portuguesa que não é técnica e descreve alguma situação que é efetuada de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é bem oposto à constituição.
Você conhece alguma palavra mais comprida do dicionário português?