Existe diferença entre poema e poesia e o uso correto destas duas palavras faz com que você entenda melhor o colocação destes termos em uma fala ou texto!
Não é difícil sabermos a diferença e um bom exemplo com certeza vai ajudar a saber o que é ume outro ao longo de um contexto para que não haja erro.
Exemplo de diferença entre poema e poesia
Muitas pessoas entendem que Poesia e Poema tem o mesmo significado ou são a mesma coisa expressas em diferentes palavras, mas os dois termos da língua não são sinônimos, porém estão interligados.
A palavra Poesia não é a mesma coisa que Poema, mas a Poesia faz parte ou está presente no Poema.
A definição e o significado no dicionário Aurélio de língua portuguesa diz perfeitamente qual a diferença entre poema e poesia citando exemplos:
Poesia é a arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados.
Poema é a obra em verso ou não, em que há poesia.
A poesia usa muitos recursos para expressar a linguagem de um modo especial, diferente do normal, provocando diversos efeitos de sentido em quem recebe a mensagem. Ela é a responsável por dar vida e sentimentos às palavras contidas em determinada obra. É o sabor, imagens, emoções.
Esses diferentes recursos também incluem os artifícios sonoros (recursos como ritmo, rima, aliteração etc.) e o uso da linguagem para sugerir imagens (metáforas, personificações), entre muitos outros.
Sendo assim, se o poema não tiver ou conter nenhum desses recursos citados acima, ele não será um poema ou poderá ser chamado como tal.
Com tudo isso mencionado, torna-se mais fácil compreendermos a diferença entre poema e poesia, o significado deles e a maneira certa para aplicarmos o uso da fala e escrita usando estas palavras. Não se engane ao conversar com alguém que entenda de poema e poesia!