Qual o significado de E=mc2 de cada letra, o significado físico da fórmula e o que é a equação mc2, a sua toria e o conceito da relação massa e energia.
O que é E=mc2 é uma das perguntas mais famosas quando surge o assunto da física, da teoria da relatividade ou mesmo quando falamos sobre Albert Einstein.
Quantas vezes você já viu ou ouviu falar dessa famosa equação? Vários estudantes e pesquisadores já buscaram exercícios resolvidos e exemplos de como calcular e resolver de forma completa usando essas siglas!
E=mc2 é a equação mais conhecida da física moderna e que é utilizada como parte do estudo do Princípio ou Teoria da Relatividade, que foi desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein.
A famosa equação E=mc2 determina a relação que transforma a massa de um objeto em energia e vice-versa, sendo que o E desta equação é a energia, o M que dizer a massa e C significa a velocidade da luz ao quadrado, sendo considerada a única constante do Universo.
Nós sabemos que a velocidade da luz é de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo, então a Teoria da Relatividade supõe neste caso que, se uma massa consiga superar esta velocidade da luz, conseguiria portanto ultrapassar a barreira do tempo e do espaço.
O físico Albert Einstein publicou em 1905 um artigo denominado “A Inércia de um corpo dependerá de seu conteúdo energético?”, onde mostrou pela primeira vez a equação E=mc2 que define a relação entre massa e energia.
Se compararmos com os padrões tecnológicos de hoje, uma pequena quantidade de massa que viaja no vácuo na velocidade da luz, produziria então uma quantidade de energia muito grande.
Por exemplo, se 10 quilogramas de massa fossem transformadas em energia, seria produzida uma quantidade suficiente de energia capaz de evaporar toda a água da Baía de Guanabara no Rio.