O termo SUS é a sigla para Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde público brasileiro, que é um dos maiores do mundo.
O significado de SUS na Constituição Federal Brasileira mostra sua real importância na vida do cidadão em seu cotidiano na área da saúde.
Qual o significado de SUS na saúde
O SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira em 1988 e segundo o artigo 4º da Lei Orgânica da Saúde 080 de 1990 é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
De acordo com o título VIII, capítulo II, seção II (Da Saúde), artigo 200 da Constituição Federal, o significado de SUS, o Sistema Único de Saúde, tem como algumas de suas funções controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
Todos cidadão brasileiro, desde que nasce, têm direito aos serviços de saúde gratuitos oferecidos pelo governo. O SUS – Sistema Único de Saúde – é a rede que reúne todos os postos de saúde, ambulatórios, hospitais públicos, laboratórios, e todos os demais estabelecimentos públicos de saúde responsáveis por garantir o direito dos cidadãos a necessidade de consultas, exames, internações e tratamentos. Os serviços prestados pela rede SUS são destinados a todos os cidadãos do Brasil e são financiados pelo governo com recursos arrecadados por meio dos impostos e contribuições pagos pela população nacional.
Diferentemente do que ocorre com os planos de saúde comerciais, no SUS todos têm o direito aos serviços gratuitos e oferecidos de forma integral sem carência. O atendimento pelo SUS deve é igual para todos, independentemente da situação da pessoa.